Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Responsabilidade civil do Estado por morte de pessoa sob sua custódia

há 8 anos

Responsabilidade civil do Estado por morte de pessoa sob sua custdia

A discussão versou sobre a alegação do ente no sentido de que, havendo indícios de suicídio, não seria possível lhe impor o dever absoluto de guarda da integridade física de pessoa sob sua custódia. Sem razão, no entanto.

Previsto no art. , XLIX da CF, o dispositivo aduz que é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral. Com base nisso, o Estado deve primar pela integridade do indivíduo sob sua custódia, sob pena de responder objetivamente pelos eventuais danos causados.

Deste modo, o Estado responde objetivamente pela morte de pessoa sob sua custódia, salvo se comprovar que o fato ocorreria de qualquer forma, ou seja, mesmo com a pessoa não estando sob sua guarda.

Esse é o entendimento suscitado pelo plenário do STF no RE 841526/RS, que considerou válida a responsabilização do Estado-Membro pela morte do detento sob sua custódia, por meio de asfixia mecânica (possível suicídio).

A decisão foi baseada na teoria do risco administrativo e na responsabilidade civil estatal, conforme disposto no art. 37, § 6º da CF.


RE 841526/RS. Rel. Ministro Luiz Fux. Julg. 28/03/2016.

  • Sobre o autorAdvogado, ex servidor público estadual.
  • Publicações9
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-civil-do-estado-por-morte-de-pessoa-sob-sua-custodia/389723525

Informações relacionadas

Renata Valera, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Recurso Extraordinário - Novo CPC

Renan Macedo Vilela Gomes, Advogado
Artigoshá 6 meses

Responsabilidade Objetiva do Estado em Casos de Mortes em Estabelecimentos Prisionais

Recurso - TJRS - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível - de Maicon Felix Schimth Machado contra Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Estado do Rio Grande do Sul

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)